O que é Motion Graphics e por que utilizar essa técnica?

Design_motion_graphics

Só no YouTube, são 1,3 bilhão de usuários, que consomem 300 horas de vídeos por minuto, de acordo com o MerchDope. Ou seja: a sua marca precisa investir no conteúdo audiovisual o mais rápido possível, se isso ainda não é um dos focos da estratégia.

E, sem dúvida, uma boa opção é se dedicar ao motion graphics

Quer descobrir como? Vamos lá.

Motion graphics é um recurso que dá vida ao design gráfico por meio da animação, utilizando uma linguagem que mescla conceitos de design e cinema. É uma forma de fazer com que círculos, linhas, textos, ícones e outros recursos gráficos se movam na tela para contar uma narrativa.

Traduzindo para o português, motion graphics significa grafismo em movimento. É provável que você já tenha visto vários conteúdos em motion graphics sem nem mesmo saber disso. Desenhos animados, cinema e videoclipes costumam ter esse tipo de recurso.

Veja um exemplo de Motion Graphics da Hage Kraft Studio Design

Mas ele também está presente em vídeos explicativos e institucionais, tutoriais, treinamentos e propagandas.

Ou seja, eles são hoje um recurso eficiente para o marketing de conteúdo, atuando como mais uma forma de as marcas se conectarem com os clientes. Entramos em contato com esse tipo de material a todo instante na rede.

Sabe por que ele é tão usado? Porque é um formato excepcional quando o objetivo é explicar um conceito e transmitir informações. E tudo isso gerando um grande impacto visual em quem assiste aos vídeos. Os autores também destacam que o objetivo principal desse formato é adicionar significado a uma outra coisa: “Pode ser envolvente e divertido, mas em primeiro lugar é informativo”, ressaltam. Já a popularidade desse recurso também está diretamente relacionada a uma tendência de consumo na era digital: os vídeos. De acordo com a Cisco, 69% de todo o tráfego global de internet entre os consumidores foi ocupado por vídeos em 2017. E deve chegar a 82% em 2021.

Mas existe uma outra vantagem proporcionada pelo motion graphics. Ele geralmente é uma alternativa mais barata em relação a outros tipos de produção de vídeo, o que é um fator central para quem precisa fazer marketing com orçamento reduzido. E não pense que esse é um recurso novo. O surgimento do motion graphics foi influenciado por técnicas de stop motion, que já eram utilizadas no século 19 no cinema pelo francês George Meliés.

E aí, o que aconteceu foi uma evolução das técnicas a partir de diversos profissionais da área e artistas, principalmente com o uso de novos softwares, como o Adobe After Effects e outros menos famosos, até chegar ao motion graphics que conhecemos hoje.

A Hage Kraft Studio Design cria Motion Graphics, Design digital e todo o tipo de comunicação para seu público-alvo. Fale conosco! Podemos ajudar bastante seu negócio.

Compartilhe e não perca o próximo.

2 comentários em “O que é Motion Graphics e por que utilizar essa técnica?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap